Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e o seu imponente escadório, compõem a mais representativa imagem da cidade de Lamego.
Edificado no Século XVIII, a fachada do Santuário ladeada por duas grandiosas torres sineiras tem marcas do estilo barroco, no seu interior, a imagem em madeira da Senhora do Remédios destaca-se no altar principal entre os belos vitrais e painéis de azulejos.
O escadório esconde em si recantos surpreendentes que encantam quem degrau após degrau sobe ao Santuário dos Remédios.

Sé Catedral de Lamego

A Sé Catedral de Lamego nasceu antes da fundação da nacionalidade portuguesa, no entanto, o edifício tal como hoje é conhecido, é fruto de uma posterior construção datada do século XII.

Classificada como Monumento Nacional, além de um espaço secular de oração, a Sé de Lamego guarda em si exemplares únicos da arte de diversas épocas.
As abóbadas das três naves do interior, pintadas pelo Mestre Nicolau Nasoni, com cenas do Antigo Testamento, deslumbram quem visita este secular monumento.

Castelo de Lamego

O Castelo de Lamego, imponente e vigilante, situado no cimo do monte mais alto da cidade, de sentinela atenta às suas gentes, de arquitetura românico-gótica de planta irregular está implantado a 543m de altitude, daí se contempla Lamego, cidade monumental.

A sua construção começou no séc. XIII, com o objectivo de proteger os moradores da cidade. Actualmente é delimitado por panos de muralhas e torreões, resistindo ainda a Torre de Menagem, do século XII, e a cisterna.

Encontra-se classificado como Monumento Nacional por Decreto publicado em 23 de Junho de 1910.

Teatro Ribeiro Conceição

Erguido em 1727 com o objetivo de servir de Hospital da Misericórdia assim iria permanecer durante mais de um século. 
Em 1897, as chamas devoram por completo o edifício deixando-o em escombros, permanecendo assim durante vinte e sete longos anos. É em 1924 que José Ribeiro Conceição compra as ruínas do velho Hospital da Misericórdia, ergue o Teatro mantendo a sua fachada setecentista.

O novo espaço é inaugurado em 1929, mais de meio século em funcionamento, o Teatro fecharia portas em 1987.
Edifício de grande valor arquitetónico, a beleza invade no seu interior desde o piso térreo até aos camarotes de estilo clássico do segundo piso, encantando quem  visita o Teatro Ribeiro Conceição.

Igreja de Santa Maria Maior de Almacave

Igreja de estrutura românica, está assente numa plataforma artificial, e é enquadrada por um conjunto urbano de construções datadas dos séculos XVII e XVIII, próximo do Castelo e da Cisterna.
Diz a lenda que aqui se teriam reunido as primeiras cortes portuguesas convocadas por D. Afonso Henriques, nas quais se teriam determinado as normas de sucessão dinástica.

Mosteiro de São João de Tarouca

Mosteiro da Ordem de Cister, a sua construção iniciou-se em 1154, impondo-se como a primeira edificação cisterciense em território português.
A sua fundação intimamente ligada à fundação da nacionalidade e à figura de D. Afonso Henriques, o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII com a construção de novos edifícios, de entre os quais se destaca um novo e colossal dormitório.

Museu de Lamego

Instalado no antigo paço episcopal, num grandioso edifício que se situa no largo de Camões, na zona nobre da cidade.
Reedificado na segunda metade do século XVIII, por D. Manuel de Vasconcelos Pereira (1773-1786), o palácio serviu de residência a oito prelados que ocuparam o governo da diocese de Lamego entre 1773 e 1911.
No  Museu de Lamego coleções de beleza ímpar, a cerâmica, a escultura ou o mobiliário, sem esquecer a coleção de têxteis na qual se inclui a esplêndida secção de tapeçaria, deslumbram quem visita o antigo paço episcopal.

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

Mosteiro da Ordem de Cister, data de 1168 a sua fundação está ligada à figura de Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, sendo que o complexo monástico foi ampliado no século XVII e XVIII, destacando-se o novo e monumental claustro no século XVIII, com traço do arquiteto maltês Carlos Gimach.
O seu espólio conta com trabalhos de alguns dos maiores nomes da pintura em Portugal, como Vasco Fernandes (Grão Vasco), Bento Coelho da Silveira ou Pascoal Parente.

Ponte Fortificada de Ucanha

A sua Ponte Fortificada, notável construção medieval, referenciada como de origem romana, monumento nacional, é exemplar única no país. Inseria-se na via medieval que ligava Lamego às terras de Riba-Côa. Franqueava também a entrada no couto cisterciense de Salzedas sendo local de paragem obrigatória.

Caves da Raposeira

O prestígio dos vinhos da região de Lamego remonta ao século XVI e foi definitivamente consagrado com a produção dos espumantes Raposeira, empresa fundada há mais de 100 anos. Lamego foi a terra-mãe deste néctar que foi buscar às castas originais de champagne a sua matéria-prima, mas que se afirmou de forma inigualável como um produto bem nacional.

Os nossos contactos

Giros & Rotas
Largo da Vitória
5100-149 Lamego

Tlf: (+351) 254 098 277
Tlm: (+351) 968 762 652
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Website: www.giroserotas.com
Facebook: GiroseRotas

Informações

Para assuntos relacionados com os nossos roteiros, marcações/reservas ou qualquer outro assunto, não hesite em contactar-nos.

 

Seremos breves na resposta.

Marcação online

Efetue a sua marcação online!
Escolha a rota que pretende e marque através do nosso site.
É fácil!!

Seja nosso parceiro

Gostaria de se juntar à Giros & Rotas?
Fale connosco.

 

Douro Monumental